“Ainda que a minha mente ou meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força. Ele é tudo o que eu sempre preciso.” – Salmo 73:26

9

Especialidades

9

Neurologia

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da  junção neuromuscular (nervo e músculos). A neurologia tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, entre outros.

As doenças mais comuns são: Cefaleias ou dores de cabeça, Doenças cerebrovasculares (AVC), Distúrbios do movimento, Demências, como o Alzheimer. Doenças desmielinizantes, como a Esclerose Múltipla, Neuropatías periféricas, Outros.

Dr. Denis F. dos Santos

Neurologia

Neurofisiologia Clínica
Atuação: Eletroneuromiografia

CRM DF 23.675

Drª Paula Ramona

Neurologia

CRM DF 19.639

Drª Karla Fabiane Soares Andrade

Neurologia

CRM 18030

Drª Talita G. Balieiro

Neurologia

Distúrbio do Movimento
Parkinson

CRM DF 24.036

Drª Stephanie G. de Almeida

Neurologia

Neuroimunologia
(Doença Desmielinizante)

CRM DF 023437

Dr Hugo Ary Oliveira Ribeiro Silva

Neurologia
CRM: 19610
RQE: 17996

Dr Hugo Rafael Vaz Bretones

Neurologia
CRM: 21990
RQE: 13274

Dr Thales Fernandes Potenciano

Neurologia
CRM: 29626
RQE: 20682

9

Neuropediatria

Esse é o ramo da neurologia dedicado ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devemos destacar que por conta das características do desenvolvimento infantil, a neuropediatria tem uma importância no controle de doenças com comprometimento neurológico. 

A atuação dos profissionais nesta especialidade vai além do tratamento, também devemos destacar que o acompanhamento e prevenção evitam uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças.

Drª Ada Maria Farias Sousa Borges

Neuropediatria
CRM: 24761
RQE: 20427

9

Neurocirurgia

​A Neurocirurgia é uma especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos e crianças portadores de doenças do Sistema Nervoso Central e Periférico. A Neurocirurgia pode ser dividida em diversas subespecialidades e o profissional com formação adequada está apto a atuar em todas as áreas. No entanto, por aptidão ou interesse, o neurocirurgião pode adquirir experiência em: coluna, base de crânio, vascular, neurointensivismo, neurocirurgia pediátrica, nervos periféricos, base de crânio, funcional, dentro outros.

Dr. Marcelo Martins Teixeira

Neurocirurgia
CRM DF 20.406

Dr. Fábio T. G. Pontes

Neurocirurgia
CRM DF 23.978

Dr. Diogo Pinheiro

Neurocirurgia
Radiocirurgia
CRM DF 16867

Dr. Ronaldo S. Santana Pereira

Neurocirurgia
CRM DF 2250

Dr. Alex Caetano Rolindo

Neurocirurgião

Especialista em coluna

CRM DF 11245

Drª Monica Alves de Arruda

Neurocirurgia Pediátrica
CRM SP 160500

9

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é a especialidade que se dedica a estudar, tratar e diagnosticar problemas na comunicação e linguagem. É capaz de diagnosticar problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta, e outras alterações que dificultam a comunicação. As doenças mais comuns tratadas pelos fonoaudiólogos são:

 

  • Deficiência Auditiva
  • Atraso de linguagem
  • Distúrbio articulatório
  • Distúrbio de leitura e escrita
  • Motricidade oromiofuncional
  • Distúrbios da voz
  • Reabilitação vestibular
  • Gagueira
9

Psicologia

Psicologia é a especialidade que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Ou seja, fenômenos psíquicos e comportamentais por meio da análise das emoções, ideias e valores. Além disso, faz diagnósticos, previne doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. As doenças mais comuns tratadas pelos psicólogos são:

 

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo
  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno de ansiedade social
  • Anorexia
  • Depressão pós-parto
  • Depressão clínica

Drª Helen Cristiane Martins do Couto

Neuropsicóloga
CRP 01/18634

9

Psiquiatria

Essa é a área da medicina que trata dos transtornos mentais e problemas emocionais dos pacientes. Vale lembrar que a psiquiatria é ampla e inclui desde o tratamento das situações mais comuns, como ansiedade, depressão, situações de crise existencial, somatizações e transtornos alimentares. Além disso, os profissionais capacitados também podem tratar patologias mais graves, como as esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar e dependência de álcool e drogas.

Esse profissional está apto a diagnosticar e tratar o sofrimento psíquico a partir de recursos biológicos, por exemplo, a partir do uso criterioso de medicamentos e por meio de recursos de elaboração das vivências pessoais, como pela psicoterapia.

Drª Fernanda Dias da Cunha Torres

Psiquiatria

Drª Ana Julia Cortes

Psiquiatria
CRM: 21666
RQE: 17760

9

Exames

Dr Guilerme Pereira Neves Cravo

CRM: 13721  | RQE:14399

ELETRONEUROMIOGRAFIA

Drª Tatiana Gomes Ferreira Fernandes

CRF: 11617

P300

BERA

AUDIOMETRIAS TONAIS E VOCAIS

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)

IMPEDANCIOMETRIA